A influencer Maíra Cardi virou assunto nas redes sociais após publicar vídeos relatando o susto que levou ao perceber que suas sobrancelhas estavam tortas após a aplicação de toxina botulínica. A situação rapidamente viralizou e reacendeu uma dúvida comum entre quem já aplicou botox ou pensa em aplicar: por que isso acontece e, principalmente se tem solução.
Para responder às principais questões e trazer calma a quem teria entrado em pânico diante do espelho, ouvimos o Dr. Gabriel Campolongo, PhD e Mestre em Cirurgia Bucomaxilofacial, especialista em tratamento da disfunção da ATM, cirurgia ortognática e estética facial.
Segundo o médico, esse tipo de assimetria pode acontecer dependendo da resposta muscular de cada pessoa. “A toxina botulínica é um relaxante muscular sendo que muitas vezes podemos utilizá-lo para levantar a sobrancelha. Isso acontece quando promovemos o relaxamento dos músculos na porção central da testa, estimulando a contração dos músculos laterais e, consequentemente, promovendo uma elevação da sobrancelha, porém este movimento não é previsível”.
No caso de Maíra e como pode ocorrer com outros pacientes, um lado da musculatura pode responder mais rápido ou mais intensamente ao produto, criando o efeito conhecido popularmente como “sobrancelha do arco do Batman”, que dá a impressão de olhar arqueado ou até assustado. Mas calma: isso não significa erro médico e muito menos um resultado permanente. Dr. Gabriel orienta que o tempo é um aliado nas primeiras semanas “Isso pode acontecer. Se for nas primeiras duas semanas após a aplicação, o melhor é esperar, pois a substância ainda estará fazendo efeito”.
Ou seja: nada de correr para outro profissional ou tentar corrigir o problema logo nos primeiros dias. O corpo ainda está se ajustando. Mas e se o efeito persistir? Nesse cenário, o especialista explica que existe sim uma forma segura de corrigir. “É possível promover o relaxamento da sobrancelha elevada aplicando mais produto após o efeito final de 15 dias. Esse procedimento é comum e a maioria dos profissionais de saúde já o fazem: é o chamado popularmente de ‘retoque’, que já indicamos aos pacientes após a primeira aplicação”.
Outra dúvida muito comum é se existe um limite: será que quem faz botox muitas vezes “cria resistência” e ele deixa de funcionar? “Não existe um teto para a aplicação de botox, mas devemos evitar aplicações muito próximas, deixando um intervalo de 3 meses após o retoque para uma nova aplicação, evitando assim uma resistência imunológica ao produto, causando diminuição no efeito”. Ou seja: sim, o botox pode ser aplicado recorrentemente, mas com intervalo adequado e com profissional capacitado.Dentista explica caso de Maíra Cardi em que sobrancelha ficou torta depois do botox
